Uma pérola no valor de seis milhões de sestércios (moeda vigente no período do Império Romano). Este foi o presente oferecido pelo imperador romano Júlio Cesar ao alvo de sua conquista amorosa, Servília.
Tal fato histórico nos mostra a importância desta pedraria chamada pérola. A decoração com pérola nos remete a aspectos não só históricos, como também com a preciosidade e valorização de detalhes.
Mil e uma utilidades
Polivalente por natureza, a decoração com pérola pode atingir mil e uma utilidades, até mais, dependendo da criatividade e imaginação dos designers e artesãos.
Usada na fabricação de bijus, como detalhes em vestimentas customizadas, e muito difundida na moda noiva, a decoração com pérola é comum também em objetos para festas e para o lar, resultando em ótimas produções e dando acabamentos impecáveis.
Do fundo do mar
Motes do fundo do mar, como pérolas, estrelas, conchas, entre outras, conseguem produzir incríveis objetos temáticos, cuja a decoração com pérola participa como material essencial na confecção e efeito desejado.
É possível com isso, produzir buquês de casamento ou simples, caixas de presente decoradas, cortinas para janelas, cintas em pérolas, laços para cabelos, artesanatos diversificados, e muito mais.
Espelho, espelho meu!
Uma atividade manual cuja a aplicação de pérola tem sido muito difundida é em espelhos. Isso mesmo! As molduras de espelhos são objetos de decoração onde pérolas e pedrarias em geral conferem um visual bem interessante, contextualizando com a decoração do ambiente onde o espelho está inserido.
Com isso, o espelho ganha toques de romantismo, delicadeza, e até mesmo retrô, dependendo da intenção.
Mas não apenas no espelho se usa o artificio da decoração com pérola. Outros objetos decorativos da casa, como luminárias, por exemplo, com aplicações de pérolas e conchas do mar, ganham um aspecto bem diferenciado e esteticamente bonito.
Móbiles, porta-retratos, copos decorativos, e muitos outros objetos e acessórios, dialogam de maneira muito próxima com pérolas.